Skip to content

A importância da colaboração de vendas e marketing na jornada de venda

 


Olá, CEO!

Hoje vou falar sobre um tema muito importante para o sucesso das empresas: a colaboração entre as equipes de vendas e marketing na jornada do cliente. 

De acordo com dados da Gartner, 83% dos compradores B2B preferem fazer suas compras de forma digital. No entanto, há um paradoxo interessante: embora prefiram o ambiente digital, os compradores tendem a fazer compras melhores quando há uma colaboração efetiva de um vendedor.

É muito importante as usar todas as ferramentas para maximizar a qualidade das compras, principalmente unindo forças digitais e as forças de vendas. As forças digitais devem fornecer controle e informações ao comprador, enquanto o representante de vendas preenche quaisquer lacunas ou dúvidas que o comprador possa ter.

É fundamental que os compradores tenham autonomia e acesso a informações detalhadas, especialmente em compras B2B. As forças digitais desempenham um papel crucial ao fornecer controle e informações aos compradores, enquanto os representantes de vendas desempenham um papel importante em entender as necessidades do comprador e fornecer um toque humano que JAMAIS será substituído pela inteligência artificial. 

Para que essa colaboração seja efetiva, é necessário estabelecer regras claras e expectativas bem definidas. As plataformas digitais devem fornecer conteúdo relevante e útil para os compradores (por mais óbvio que isso possa parecer).

Outro ponto importante é a necessidade de entender as regras do negócio, o valor da compra e alinhar as expectativas. Enquanto as forças digitais precisam fornecer conteúdo, o vendedor precisa se adaptar em tempo real para ajudar o comprador a efetuar a compra, com regras flexíveis que possam ser ajustadas de acordo com as necessidades do cliente. 

É fundamental que vendas e marketing atuem juntos para orientar efetivamente os clientes durante o processo de compra. 

Entender o papel de cada pessoa na jornada de compra do cliente torna mais fácil para todos trabalharem juntos e alocarem esforços de forma eficaz.

Se sua equipe não esteja fazendo isso, agende uma conversa comigo que eu posso te ajudar.


A colaboração entre as equipes de vendas e marketing é essencial para o sucesso da jornada do cliente. Ao aproveitar as forças digitais e a expertise dos representantes de vendas, as empresas podem oferecer uma experiência de compra personalizada, com informações relevantes e um atendimento humano de qualidade.

E você, o que acha da importância da colaboração entre vendas e marketing na jornada do cliente? Deixem seus comentários abaixo!

Leave a Comment