Artigo de Theodore Levitt de 1960
Neste post irei compartilhar alguns estudo que fiz a respeito do artigo “Miopia em Marketing” do Theodore Levitt, originalmente publicado em 1960. A ideia é ser um conteúdo dinâmico, que será atualizado enquanto o estudo está sendo realizado.
Este artigo é maravilhoso, pois basicamente ele ressalta que toda grande empresa/indústria que quebrou, seguiu os mesmos passos, ou seja, existe uma certa receita para o fracasso e esta necessariamente passa por uma falta de visão dos responsáveis pela empresa.
Nessas análises, irei fazer comentários direto à você leitor, sempre trazendo à realidade atual do empreendedorismo para que você possa extrair lições e aprender com os erros dos grandes (afinal, tentar imitar os acertos deles fica bastante complicado e acaba sendo uma disputa desleal).
Logo de cara ele já dá alguns exemplos de segmentos que prioritariamente focaram no produto e não no cliente, o que acarretou em uma visão deturpada do futuro. Por isso, acaba ocorrendo um erro de posicionamento, e o mais legal é que não é um erro de posicionamento como tendemos a pensar hoje em dia, onde uma empresa se coloca de maneira equivocada em um determinado mercado. O erro aqui é de enxergar o próprio mercado para se posicionar, e o exemplo que ele deixa isso mais claro é o (citado no vídeo acima) das estradas de ferro, que se posicionaram como empresas de linhas férreas ao invés de se posicionar como empresas de transporte
Ameaça de Obsolescência
Neste trecho a genialidade fica em uma frase quase que trágico-poética, que mistura sarcasmo com jogo de palavras.
Ele comenta que outro erro é deduzir que seu produto jamais será substituído, mesmo sendo ele o substituto de outro do mercado. Essa fé inabalável de que seu produto é o melhor por si só um roteiro para o desastre. Se você quiser que sua empresa se mantenha sempre no topo, tenha o objetivo de tornar o seu produto obsoleto. É com esse foco que você pode permanecer como insubstituível: Sendo você mesmo, seu próximo substituto.
Ciclo Auto-ilusório
Aqui Levitt aponta 4 passos que faz com que o empresário cave a própria cova. Soma-se a crença de ser insubstituível, com o erro de visão do mercado e estratégias de crescimento não sustentáveis e pronto, tá feito o caldo perfeito pra desandar.
Marketing Fraudado
Esse trecho é possível fazer um paralelo com as startups, os unicórnios que tem um foco tão grande em desenvolver o seu produto, que acaba deixando o marketing como uma atividade residual. Muitas dessas empresas explodiram (no bom sentido) sem muita estratégia de marketing, o fizeram por ter um bom produto que entrou no mercado carente daquela necessidade. Pense no iFood em tempos de pandemia!
E como essa é o principal fator de sucesso (o bom produto) é normal que se invista em sempre melhorar o produto. Acho que já deu pra entender onde que isso vai acabar.
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